FIG UNIMESP
MANUAL DE ESTÁGIO
SUPERVISIONADO
Centro Universitario
Metropolitano de São Paulo
Rua
Dr Sólon Fernandes, 155 Vila Rosália
07072-080 Guarulhos , São
Paulo, Brasil
Tel: 55-11-6455-0333
Email:
Site:
www.fig.br
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
1.
MISSÃO DO CURSO
2.
DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
3 .
OBJETIVOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
4.
CARGA HORÁRIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
5 .
PROCEDIMENTOS
6 .
NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO
7.
DEFINIÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE ESTÁGIO
8.
PRAZO PARA ENTREGA DO RELATÓRIO
9 .
CONDIÇÕES PARA PROGRESSÃO NA DISCIPLINA
10 .CONSIDERAÇÕES FINAIS
MODELOS
APRESENTAÇÃO
Prezado aluno:
Esse manual tem como objetivo orientá-lo em
relação à disciplina de Estágio Supervisionado bem como
auxiliá-lo na compreensão das atividades relativas à elaboração
do relatório do Estágio. Nele estão contidas as normas, relação
e atribuições das pessoas envolvidas (coordenador de estágio,
professores e alunos) do curso de Administração da FIG-UNIMESP.
Bom trabalho a todos!
1.
MISSÃO DO CURSO
A missão do Curso de Administração das
Faculdades Integradas de Guarulhos é a de formar o Administrador com
habilidades técnicas, humanas e conceituais com sensibilidade ética,
social e ambiental, oferecendo conhecimentos científicos que o
capacitem a compreender e inovar a realidade. Cabe ao Administrador,
com base nesses predicados, gerar processos e recursos para o melhor
desempenho das organizações, ciente das necessidades do mundo
globalizado e em constante mudança. Nesse contexto, a orientação
recebida e a experiência vivenciada no Estágio Supervisionado têm
importância fundamental para a formação acadêmica e profissional do
Administrador.
2.
DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
O estágio supervisionado é parte integrante do
currículo pleno dos cursos de graduação e deverá ser cumprido pelo
aluno para a integralização da carga horária total exigida.
3.
OBJETIVOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Proporcionar oportunidades para que o aluno
desenvolva suas competências durante o curso, analisando situações e
propondo mudanças técnicas, gerenciais e conceituais no âmbito de
uma organização.
Possibilitar ao aluno oportunidade de
complementar o aprendizado teórico de sala de aula por meio de
vivência profissional.
Estimular o desenvolvimento do senso crítico e
construtivo e da crítica associada a propostas plausíveis para
solução de problemas.
Permitir ao aluno identificar com maior clareza
a finalidade de seus estudos e os instrumentos que a academia coloca
à sua disposição para alcançar suas metas pessoais e profissionais.
Fornecer instrumentos para iniciação à pesquisa
e apresentação de trabalhos com sustentação técnica e embasamento
científico.
3.1
ASPECTOS GERAIS
O Programa de Estágio Supervisionado tem
respaldo na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação Nacional n.º
9.394/96, em seu artigo 82: A Prestação de Serviços, pelo aluno, em
forma de estágio está regulamentada pela Lei Federal n.º 6.494/77 e
pelo Decreto Lei n.º 87.497 de 18 de agosto de 1982.
“Considera-se
Estágio Curricular, para efeito deste Decreto, as atividades de
aprendizagem social, profissional e cultural proporcionadas ao
estudante pela participação em situações reais de vida e trabalho de
seu meio, sendo realizada na comunidade em geral ou junto a
instituições jurídicas de direito público ou privado, sob
responsabilidade e coordenação da instituição de ensino.” (D.L.
87.497; art. 2º)
“O
Estágio Curricular, como procedimento didático-pedagógico, é
atividade da competência da Instituição de ensino a quem cabe a
decisão sobre a matéria.” (D.L. 87.497; art. 3º)
O não cumprimento do Programa de Estágio impede
o aluno de colar grau e de obter o seu diploma, não tendo direito,
assim, ao título de bacharel.
O
Estágio Curricular Supervisionado compreenderá, para o Curso de
Administração, a integralização de
300 horas comprovadas
pela elaboração de relatório sobre sua prestação de serviços em
organizações públicas, privadas ou do terceiro setor.
Este relatório, que é peça distinta do
TCC/Monografia, deve ser entregue até o final do seu Curso.
O fato de já ter realizado estágio em outro
curso ou em outra habilitação
não isenta o
aluno de desenvolver um novo Programa de Estágio, segundo os
parâmetros do perfil profissional desejado e explicitado na grade
curricular de seu atual curso.
Considerando que a maioria de nossos alunos já
tem compromisso profissional, prestando serviços em empresas e
instituições dos diversos segmentos de mercado, segundo o Programa
de Estágio Supervisionado estabelecemos as diferentes categorias,
para comprovação do cumprimento da carga horária que deve ser
dedicada à prestação de serviços.
CATEGORIA |
DOCUMENTAÇÃO |
Estudante-empregado |
Fotocópias autenticadas da Carteira Profissional: Página
com fotografia e impressão digital Página
com qualificação civil (verso da página da foto) Página
da comprovação do vínculo empregatício |
Estudante-proprietário |
Fotocópia autenticada dos Documentos que comprovem a
propriedade:
Contrato Social e ou última alteração contratual Cartão
do CNPJ |
Observação
Geral: o aluno
não está isento da entrega do Relatório
4.
CARGA HORÁRIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
O aluno deverá 300 (trezentas) horas no campo
(organização onde trabalhe ou faça estágio).
A Supervisão periodicamente
em sala de aula em calendário a ser proposto para as Turmas e
coordenação do curso.
5.
PROCEDIMENTOS
Os alunos receberão orientação coletiva, quando
o professor supervisor ministrará as aulas necessárias com os
fundamentos conceituais básicos para a realização dos trabalhos.
6.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO
Da
Sistematização
As atividades devem ser relatadas contemplando
os seguintes pontos:
- descrição com
interpretação,
discussão e análise de dados.
- pesquisa bibliográfica.
- quantidade e qualidade das atividades
executadas.
- participação em desenvolvimento de projetos e
planejamento.
- desenvolvimento de produtos, novas técnicas e
pesquisas.
- procedimentos de trabalho, tais como:
acompanhamento, fiscalização, manutenção, etc.
- equipamento e material utilizado.
- orientação ou modificação no plano de
execução.
- importância do trabalho no contexto da
Concedente.
- experimentos em laboratório (identificar se
só acompanhou ou se executou).
- apreciações e observações.
Do
Formato
O relatório deve ser escrito no formato Times
New Roman tamanho 12 (padrão Word como o utilizado neste texto) ou
equivalente, em espaço 1,5.
O papel adotado deverá ser padrão A4 branco.
As margens do texto em relação às bordas do papel devem ser:
superior 3cm, inferior 2cm, direita 2cm e esquerda 2,5cm. Os
parágrafos, em todo o texto, devem iniciar a 7 (sete) espaços da
margem esquerda.
O relatório deve refletir a metodologia
científica, compreensão da bibliografia citada, os métodos e
técnicas empregadas e o significado dos resultados e dos
procedimentos encontrados ou utilizados.
O Relatório de Estágio Curricular é dividido em
quatro partes com subdivisões que devem ser apresentados na ordem a
seguir:
1. Capa
2. Elementos Pré-Textuais
2.1
Folha de Aprovação
2.2.
Folhas de Avaliação e Controle do Estágio
2.3.
Resumo
3. Relatório
3.1. Introdução
3.2. Apresentação da
Concedente
3.3. Desenvolvimento
3.3.1
Departamento
3.3.2 Integração
3.3.3
Treinamento
3.3.4 Atividades
Exercidas
3.4.
Considerações Finais
4. Elementos
Pós-Textuais
4.1. Anexos
4.2. Glossário
4.3.
Referências Bibliográficas
Capa
Deve ser de plástico em sistema espiral.
Folha
de Aprovação
Deve conter o seguinte texto: " APROVADO EM
........./........./........."(dia/mês/ano) e o nome do orientador.
Folhas
Modelo 1, Modelo 2, Modelo 3 e Modelo 4
São folhas padrão, fornecidas pela Coordenação
de Estágio no início do semestre.
Resumo
Antes de tudo, deve ser curto e objetivo (no
máximo 300 palavras), descrevendo de forma clara os aspectos de
maior interesse e importância em um único parágrafo. Ressaltar os
objetivos gerais os métodos, os resultados alcançados e a
contribuição do trabalho para a Concedente.
Introdução
É uma explanação sucinta do trabalho realizado no Estágio.
Apresenta o assunto como um todo, sem os detalhes que serão
descritos no texto principal.
Na introdução o autor deve:
- Apresentar o trabalho proposto e realizado no
Estágio de forma que o leitor tenha uma visão clara do mesmo.
- Indicar a
finalidade, ou os objetivos do trabalho desenvolvido no Estágio.
- Especificar a apreciação e receptividade do
pessoal da Empresa bem como as dificuldades enfrentadas.
-
Relacionar o trabalho desenvolvido no Estágio com o Curso,
descrevendo as áreas de conhecimento envolvidas.
- Referir-se aos tópicos principais do texto,
dando o roteiro ou a ordem de exposição.
Apresentação da Concedente
- Fazer uma descrição impessoal e sucinta da
Concedente com um breve histórico, informações sobre o ramo de
atividade, principais produtos e(ou) serviços, número de empregados
e benefícios auferidos a estes pela Concedente, clientela, sistema
de administração e finanças, instalações e equipamentos,
produtividade, projetos e perspectivas de expansão.
Complete esse item com o
organograma da Empresa.
Relatório
Aqui teremos a parte mais extensa do trabalho e visa
comunicar os resultados do Estágio. Deve ser subdividido em
capítulos . Deste modo, um
roteiro razoável para este item segue os seguintes passos:
Programa de Integração
Treinamentos
Atividades Exercidas
- Anotação metódica da rotina de trabalho e da coleta de
dados.
- Exposição do trabalho realizado de maneira
descritiva ou agrupada em gráficos e/ou tabelas.
- Discussão dos dados apresentados no passo anterior.
Na discussão o
Estudante deve:
- Agrupar os casos sempre que houver repetição.
-
Estabelecer
relações entre causa e efeito.
- Deduzir generalizações e princípios básicos
que tenham comprovação nas observações.
- Esclarecer as exceções, modificações, teorias e princípios
relativos ao trabalho.
- Indicar as aplicações teóricas ou práticas dos resultados
obtidos.
- Procurar elaborar, uma teoria para explicar as observações
e resultados obtidos.
- Revisar literatura, referindo-a no texto seguindo
orientação da ABNT.
- Discutir as ocorrências como um todo,
avaliando causas, procedimentos e resultados e apresentado sua
própria opinião com base nos conhecimentos adquiridos.
Ilustrações
Consistirão de tabelas, quadros e figuras. Têm
por objetivo esclarecer melhor o assunto discutido no texto e/ou
apresentar de uma maneira mais eficaz informações relevantes.
Os Quadros, além
de título podem ter cabeçalho. Têm por objetivo facilitar a
comunicação de informações não numéricas, relacionando pelo menos,
duas variáveis. São seguidos ou antecipados por comentários que não
se repetem mas complementam seus conteúdos.
O termo Figuras designará gráficos, mapas, fotografias e
micro-grafias e assemelhados. Pode ter uma legenda que explique o
conteúdo da figura de forma sucinta e precisa.
Notas
As observações ou aditamentos a detalhes do
texto devem aparecer em rodapé.
Considerações finais
É o resultado de uma análise crítica do trabalho executado, e
de sua validade como contribuição para a formação profissional.
Relacionar os resultados, interpretá-los e apresentar as conclusões
de forma lógica, clara e concisa.
Anexos
São materiais suplementares que se acrescentam ao relatório como
esclarecimento ou documentação, sem dele constituir parte essencial.
São numerados em algarismos arábicos, seguidos de título.
Glossário
É a relação de palavras de uso restrito, acompanhadas das
respectivas definições com objetivo de esclarecer o leitor. É
apresentado em ordem alfabética.
Referências Bibliográficas
É a especificação das obras consultadas para o
desenvolvimento das atividades
realizadas, em ordem alfabética dos sobrenomes dos autores.
Deve ser seguido o padrão ABNT, referências bibliográficas.
7.
DEFINIÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE ESTÁGIO
7.1
COORDENAÇÃO
A Coordenação de Estágio tem por finalidade
supervisionar as atividades
relacionadas ao
Estágio
Supervisionado, acompanhando,
orientando e atendendo aos alunos, efetuando contatos
externos com
organizações, bem como cuidando da documentação legal e acadêmica
dos alunos.
A Coordenação de Estágio deverá ainda zelar
pelo cumprimento das normas estabelecidas, criar mecanismos
operacionais que facilitem as condições de estágio, desenvolver
esforços na captação de oportunidades de estágio junto ao mercado de
trabalho, divulgar as vagas obtidas junto às empresas e assinar os
contratos de estágio.
7.2
SUPERVISÃO
O professor supervisor tem, entre outros, os
seguintes deveres específicos:
–
Avaliar o desempenho acadêmico e prático dos alunos nos encontros
semanais em sala de aula;
– Elaborar um cronograma das atividades a serem
realizadas no período de estágio supervisionado, estabelecendo os
prazos e as etapas necessárias para elaboração do relatório;
–
Acompanhar as atividades desenvolvidas pelo aluno, orientando suas
ações no campo de pesquisa (organização), bem como no trabalho
acadêmico, em relação à aplicação dos conceitos estudados no curso;
– Apresentar conceitos teóricos que
possibilitem a definição dos tópicos a serem abordados no campo de
pesquisa, ministrando as aulas necessárias no início de cada
semestre;
–
Freqüentar as reuniões convocadas pela Coordenação de Estágio;
– Entregar, ao final de cada semestre, na forma
estabelecida pela Coordenação de Estágio, o resultado de suas
atividades de orientação, com a documentação exigida devidamente
assinada;
–
Cumprir e fazer cumprir as normas vigentes.
7.3
ALUNO
O aluno em cumprimento de Estágio
Supervisionado tem, em todas as etapas, os seguintes deveres
específicos:
– Participar dos encontros de orientação em
sala de aula, cumprindo a freqüência mínima obrigatória;
– Apresentar ao professor supervisor as
atividades realizadas ao longo do estágio, cumprindo o cronograma
estabelecido;
– Cumprir os prazos estabelecidos e divulgados
pelo professor supervisor para a apresentação de levantamento de
informações e redações parciais, bem como para a entrega do
relatório final do estágio em cada semestre;
–
Elaborar o relatório de estágio, atendendo ao que dispõe a presente
norma;
–
Entrar em contato com as organizações para a realização do estágio;
– Efetuar os trabalhos nas organizações
respeitando as normas estabelecidas, bem como mantendo a conduta
ética no trato com as informações colhidas;
–
Cumprir as normas vigentes.
8.
PRAZO PARA ENTREGA DO RELATÓRIO
DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
O relatório de estágio supervisionado deverá
ser entregue, em sua versão final (cópia impressa ), para avaliação
final do professor supervisor, na
primeira aula do mês de dezembro.
9.
CONDIÇÕES PARA PROGRESSÃO NA DISCIPLINA
Os estágios que não atenderem aos objetivos
definidos para esta disciplina, quer pela falha no trabalho de
campo, quer pela reprovação do relatório, deverão ser realizados
novamente pelo aluno, sendo o mesmo considerado retido na
disciplina.
10.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A realização do Estágio Supervisionado
representa uma importante atividade, com o objetivo de permitir com
que o aluno possa vivenciar, em termos práticos, os diversos
conceitos estudados e discutidos em sala de aula.
Vale lembrar que o sucesso do Estágio
Supervisionado depende, de forma primordial, do interesse do aluno
em atender à orientação do professor
supervisor, no
que diz respeito a levantar em campo as informações
necessárias, bem como o material bibliográfico, cumprindo todas as
etapas estabelecidas,
de acordo com as
sugestões e modificações apresentadas pelo professor supervisor.
Professor Romeu
MODELO 1
TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL DE ADMINISTRAÇÃO
Em cumprimento da determinação do Regulamento de estágio do
curso de Administração do Centro Universitário Metropolitano
de São Paulo (FIG UNIMESP),
confirmamos que o aluno(a), abaixo identificado(a) deverá
realizar o seu estágio curricular em nossa empresa.
Nome:
Série:
Prontuário:
Área de atuação:
Data do início do estágio:
___/___/____
Data prevista do término do estágio:
___/___/____
Número de horas programadas:
Nome do supervisor:
Cargo do supervisor:
Telefone do supervisor:
Ramal:
___________________________________________________
Assinatura do Supervisor/ou responsável/data: ___/___/____
_______________________
CARIMBO PADRONIZADO
Prof. Coordenador./
Data:
/
/
MODELO 2
FICHA DE ACOMPANHAMENTO DE ESTAGIO
Destina-se ao acompanhamento do desenvolvimento dos trabalhos, a
avaliação do interesse demonstrado, e o controle protocolar de
entrega e retirada da pasta de trabalho, devendo todos os alunos
registrar no mínimo 8 (oito sessões) de orientação durante o ano
letivo. ( o não atendimento desta determinação acarretará a
reprovação do aluno/a)
FICHA DE ACOMPANHAMENTO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO –
2010
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Aluno/a: |
Curso: |
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Turma: |
Prontuário: |
Fone: |
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Empresa: |
Supervisor. |
Fone: |
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Data: |
Situação Atual |
Visto/Professor |
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Observações:
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Aprovado:___/___/____
Visto:_______________
|
Protocolo de Recebimento:
Visto:________________
Data:___/____/_____ |
|||
MODELO 3
RELATÓRIO DE
AVALIAÇÃO
Ao Centro Universitário Metropolitano de São Paulo (FIG
UNIMESP):
1.
Nome do Estagiário:
Série:
Prontuário:
2.
Área em que estagiou:
3.
Nome do Supervisor:
4.
Cargo:
5.
Avaliação de desempenho:
|
O |
B |
R |
F |
I
|
01. Conhecimento teórico demonstrado no desenvolvimento de
suas atividades. |
|
|
|
|
|
02. Conhecimento prático demonstrado no desempenho de suas
atividades. |
|
|
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|
|
03. Demonstrou interesse durante o aprendizado. |
|
|
|
|
|
04. Demonstrou iniciativa propondo mudanças em rotinas e
procedimentos existentes.
|
|
|
|
|
|
05. Foi racional na organização, elaboração e apresentação
das propostas de alterações.
|
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|
|
06. Realiza as tarefas nos prazos determinados. |
|
|
|
|
|
07. Reage de forma pró-ativa. |
|
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|
08. É sensível às necessidades dos clientes internos e
externos. |
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|
|
09. Observância das normas e regulamentos internos da
empresa. |
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|
|
10. Assiduidade. |
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|
11. Pontualidade. |
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|
12. Discrição demonstrada quanto a sigilo sobre atividades e
informações a si confiadas. |
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|
13. Cuidado no uso de instalações, materiais, equipamentos e
no cumprimento de tarefas. |
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|
14. Espírito de equipe. |
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|
15. Grau de maturidade demonstrada no exercício de suas
funções. |
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|
16. Cuidado com a apresentação pessoal. |
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|
17. Facilidade de integração com colegas de trabalho |
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18. Grau de maturidade/segurança no exercício de funções |
|
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|
19. Grau de auto controle frente a situações problemáticas |
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|
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20. Grau de Higiene e cuidado com o vestuário. |
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Obs.:
“O” – Ótimo
“B” – Bom
“R” – Regular
“F” – Fraco
“I” – Insuficiente
OBSERVACOES______________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
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___________________________________________________________________
Supervisor da Empresa.
Professor Coordenador
MODELO
4
TERMO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL DO CURSO DE
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Nome do aluno:____________________Série: ____
Prontuário:__________
O aluno acima identificado cumpriu regularmente ao estágio
profissional do curso de administração de Empresas do Centro
Universitário Metropolitano de São Paulo (FIG
UNIMESP).
Data do início:___/___/___
.
Data do Término:__/___/____
Número de horas efetivas:
Área de concentração do
estágio:
Nome do supervisor:
Telefone do supervisor:
Ramal:
(local)__________de________________de ______
_____________________________
Assinatura do supervisor
_____________________
CARIMBO PADRONIZADO COM
Visto do professor
A IDENTIFICAÇAO DO CNPJ